sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O FIM DO ORKUT - FATOS

Muita coisa já aconteceu nestas últimas 24 horas após a notícia dada sobre o final do Orkut. Tem gente de cabelo em pé dizendo que é mentira, outros dizendo que é verdade. Confesso uma coisa a vocês - no começo não acreditei em nada disso. Onda já se viu uma empresa grande como o Google fechar um site deles? A primeira vez na história o Google sucumbiria e assumiria ter criado um fracasso? Jamais.

Porém, através de uma fonte segura, consegui um contato de um rapaz que trabalha no Google Brasil. Este cara relatou coisas que realmente fazem sentido e me fez acreditar no que vai acontecer daqui pra frente. Ele concordou em dar estas informações, mas pediu para não ser identificado. Para isso vou chamá-lo de “R”. Vamos por fatos:

Fato #1: Google Brasil assume administração do orkut

Pela sua versão, esta mudança na administração havia ocorrido há muito tempo atrás, mas só em agosto teria sido anunciada. Segundo R, a tomada das rédeas do Orkut pela filial brasileira do Google não foi uma estratégia de negócios, nem uma tentativa de demonstrar boa vontade com a justiça brasileira. O que o Google pretendia com isso era jogar o site para debaixo do tapete, de forma que o Orkut saísse do rol de produtos do site por ser o único que não teria dado certo. Desta forma, o site de relacionamentos ficaria escondido, voltado só para brasileiros e indianos e, como uma última tentativa de não fechá-lo, o Google Brasil se comprometeria a fazer o site gerar um faturamento - embora irrisório - para o escritório de BH.

Fato #2: Google troca o Diretor Geral no Brasil

Como vocês podem ver, Alex Hohagen, CEO do Google Brasil desde a sua fundação, é transferido para a presidência da América Latina dias após o anúncio da administração do Orkut ser brasileira. Segundo R, esta ação teria sido muito mais política do que por mérito. Hohagen, cansado de ter que responder à jornais e à justiça pelo Orkut, resolveu “negociar” a sua transferência, que já estava sendo estudada pela sede na Califórnia. O Google se livraria de um peso morto que é o Orkut, levava a sua administração pro Brasil e Hohagen deixaria de responder legalmente pelo site.


Fato #3: Perda de acesso do site

R não havia conseguido me convencer até me mostrar este último fato. Caso vocês não conheçam, o Alexa.com é um site que mede a audiência a o tráfego de internet no mundo. Nele é possível medir rankings e desenhar gráficos sobre os primeiros 100.000 sites mais acessados na internet. Veja AQUI só um comparativo entre o Orkut e o Facebook.

Como vocês podem ver, é nítido a perda de visitações do Orkut, que é a linha azul. Não coincidentemente, o Facebook - segundo site de relacionamentos na preferência dos brasileiros - aumenta em número de acessos. Note bem: a perda e ganho de desempenho dos sites ocorrem juntos na metade do mês de Maio. Esta teria sido a gota d’água ao à sede do Google. O fiasco do Orkut nos últimos meses forçou a decisão de exclusão do site.

Durante a conversa, R. finalizou dizendo ainda que o Orkut raramente teve uma publicidade no site. Mas não por política do Google, mas porque ele não chama a atenção de anunciantes. Segundo ele, nos corredores da sede na Califórnia, os programadores do site brincavam dizendo que o Orkut era igual o Brasil - nunca iria pra frente porque só tinha brasileiros.


Bafei daqui

compare os preços do: cartão de memoria, camera digital, havaianas

0 comentários:

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros